China inaugura estrada que gera energia elétrica através da luz solar

Estrada que converte luz do sol em energia elétrica. Foto: Divulgação.

Fazendo jus ao título de maior produtor de energia solar do mundo, a China inaugurou um trecho de uma rodovia capaz de transformar energia solar em eletricidade.

A estrada, que o país vem divulgando como “A primeira rodovia fotovoltaica do mundo”, fica em Jinan, capital da província de Shandong. Ocupa uma área de aproximadamente 6 mil m² e é composta por 3 camadas: concreto translúcido no topo; painéis fotovoltaicos no meio; e isolamento na parte inferior.

O trecho possui duas faixas para tráfego e outra de emergência. Segundo Zhang Hongchao, um designer do projeto e especialista em engenharia de transporte, a estrada aguenta até 10 vezes mais pressão que o asfalto comum e poderia gerar mais de 1 milhão de kWh de energia em um ano.

Na estrada é possível ver os painéis fotovoltaicos através do concreto translúcido. Foto: Divulgação.

A tecnologia utilizada é capaz de transferir a energia gerada diretamente para a rede elétrica. O governo pretende utilizá-la para ajudar no abastecimento da iluminação pública, no sistema de derretimento de neve nas estradas e ainda alimentar estações de carregamento de veículos elétricos, que serão instaladas futuramente.

A principal crítica contra esse tipo de projeto é o preço: cerca de 3.000 yuan (R$ 1.500) por metro quadrado, o que o torna muito mais caro em relação ao asfalto comum.

Além da China, países como França e Holanda também já possuem projetos similares, que utilizam as estradas e ciclovias para gerar energia.

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *